sexta-feira, abril 07, 2006

frases avulsas sobre ira / raiva / cólera

"qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, no momento certo, pela razão certa e de maneira certa - isso não é fácil."

aristóteles


"em todas as retenções da cólera, o melhor remédio é ganhar tempo, e persuadir-se que a oportunidade da vingança ainda não chegou, mas não deixará de vir; e assim tranquilizar-se entrementes. e reservar-se para a ocasião."

francis bacon


"a ira nunca é súbita. nasce de um longo roer precedente, que ulcerou o espírito e nele acumulou a força reactiva necessária para a explosão. daqui resulta que um belo acesso de cólera não é, de forma alguma, sinal de uma índole franca e directa. é, pelo contrário, revelação involuntária de uma tendência para nutrir dentro de si o rancor - isto é, de um temperamento fechado, invejoso, e de um complexo de inferioridade. o conselho de 'estar em guarda contra quem nunca se irrita', significa, portanto, que - de todos os homens, acumulando inevitavelmente ódio - convém ter especial cuidado com os que nunca se traem por acessos de ira. quanto a ti, não fazes mal em ser insincero no teu remoer interior, mas em te traíres na explosão."

cesare pavese


"deixar transparecer a ira ou o ódio em palavras ou expressões faciais é inútil, perigoso, pouco inteligente, ridículo e vulgar. sendo assim, a ira ou o ódio devem ser demonstrados unicamente nas acções, e isso poderá ser feito tão mais perfeitamente quanto mais perfeitamente forem evitadas as atitudes anteriores."

arthur schopenhauer


"nos olhos dos esfaimados cresce a ira. na alma do povo, as vinhas da ira crescem e espraiam-se pesadamente, pesadamente amadurecendo para a vindima."

john steinbeck