terça-feira, maio 16, 2006

relato autobiográfico e memória de infância* (primeiro e único)

aquele retrato ampliado, uma fotografia a preto e branco poderosa, com uma moldura preta e um vidro pesado, esteve encafuado no armário durante muito tempo. tempo demais, parece-me tão claro agora. dou por mim a olhar para a criança retratada como se não fosse eu e pergunto-me muitas vezes onde ela está, onde foi que ela se perdeu, qual o momento exacto em que tudo se estilhaçou. ela não me responde, embora sinta que o seu olhar me procura, como uma alice do outro lado do espelho e que me pergunta com uma curiosidade grave: és feliz? agora, como numa espécie de vingança secreta, o retrato está pendurado ao lado da porta da minha casa. é o último objecto familiar que vejo antes de sair de casa. e o primeiro quando entro. para que não me esqueça, nunca, de quem sou.

não devo ter mais que cinco, seis anos, com o meu cabelo ainda liso, à garçonne, o meu boné de bombazina, a minha t-shirt adorada do sandokan, que usei até muito depois de o vermelho escuro estar desbotado e feio. no outro dia um amigo comentou: "é tão bonita, esta foto. parece francesa". e ficou ali um bom bocado a olhar para a criança adulta com olhos tristes.

* título roubado ao azia, a quem dedico este post

22 Comments:

At 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parei aqui, devido ao nome do teu blog. achei-o bonito.
Também achei bonito o seu conteúdo.
É engraçado ter deparado logo com um post sobre a infância... logo aquela parte da vida que é a mais bonita.
Xau, voltarei...

 
At 6:38 da tarde, Blogger clau said...

obrigado pelas tuas palavras, joão.

o até (b)logo tem estado parado, primeiro por preguiça e, ultimamente porque estou em avaliações na universidade (janeiro e junho são os meses mais cruéis).

A ver se posto qualquer coisa em breve. sabe bem ter leitores assim como tu, pessoas a quem se consegue chegar e tocar, mesmo que por breves instantes.

xau e até (b)logo
clau

 
At 10:51 da tarde, Blogger Unknown said...

aorei este site espero q vcs gostem tb bjs HTML,

 
At 11:22 da tarde, Blogger Unknown said...

eu achei interessante!!!!!!!


DIMAIS!!!!!!!!

 
At 7:27 da tarde, Blogger Vick said...

ODIEI !!

 
At 7:29 da tarde, Blogger Unknown said...

naao goosteei muuitoo !! caadee oo tiituuloo ! --' _|_

 
At 2:00 da tarde, Blogger Unknown said...

adorei sua autobiográfia
dimais!!!!!!!!!!!!!!

 
At 1:56 da tarde, Blogger Unknown said...

Eu adorei o relato autobiografico

Eu achei interessante!!!!



DIMAIS!!!!!

 
At 11:46 da tarde, Blogger Unknown said...

muito bom esse relato

 
At 12:10 da manhã, Blogger Unknown said...

adorei seeu relato autobiográfiico '
acheei mt interressante!!!

 
At 11:20 da tarde, Blogger Unknown said...

qual e titulo e qual o autor eu preciso daresposta urgent

 
At 11:02 da tarde, Blogger Unknown said...

Sou professora de língua portuguesa e solicitei a meus alunos uma pesquisa sobre relatos autobiográficos. Fazendo uma pesquisa na rede sobre as possibilidades que os mesmos teriam deparei-me com essa delícia de texto publicado por você. Parabéns! Adorei!
Vou indicar seu blog a eles.

Elisete R. Fernandes

 
At 6:11 da tarde, Blogger tainara said...

o seu texto nao vale nd q pena e uma porcaria tainara e mariana

 
At 2:59 da tarde, Blogger Unknown said...

eu nao gostei pq ten muita palavra erada

 
At 2:27 da tarde, Blogger Unknown said...

serviu para o trabalho da escola

 
At 4:01 da manhã, Blogger Unknown said...

eu queria tambem escrever alguma coisa da minha infancia so que eu nao lembro de nada

 
At 11:30 da manhã, Blogger Unknown said...

nossa ficou otimo o seu relato adorei minha professora passou uma pesquisa sobre relatos eu vou copiaaaa......kkkkkkk
quer meu msn??
éeee baby_silvaba@hotmail.com
ee o orkut barbara@taina.com aie me add aie

 
At 11:37 da tarde, Blogger Unknown said...

aadorei ate copiei para o meu trabalho de portugues gosteeei muito

 
At 12:25 da tarde, Blogger Unknown said...

add aii meu msn karate_gatinha-2011@hotmail.com

 
At 12:51 da manhã, Blogger mayra said...

por favor o relato autobiografico ele e oque da vida de michel telo

 
At 12:51 da manhã, Blogger mayra said...

por favor o relato autobiografico ele e oque da vida de michel telo

 
At 4:02 da tarde, Blogger larissa said...

cade o nome do autor?

 

Enviar um comentário

<< Home